sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desemprego.

É bom saber que no concelho da Mealhada o desemprego continua a registar, pelo terceiro mês consecutivo, uma diminuição no número de inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gala Desportiva da Mealhada

Ontem, no Teatro Messias, realizou-se a 4ª Gala Desportiva da Mealhada. Uma iniciativa que tem como objectivo reconhecer e homenagear todos aqueles que ao longo do ano (vida) de alguma forma se destacaram no mundo desportivo. Uma boa iniciativa. A apresentação ficou com o "humorista" Francisco Menezes que, quanto a mim, teve longe de ter piada. Carlos Cabral aproveitou a oportunidade para distribuir simpatias por funcionários municipais, autarcas, atletas e a António Jorge.

sábado, 23 de janeiro de 2010

PSD Mealhada

Custa por vezes perceber a razão que leva alguns "senhores" a quererem perpetuar-se no (pequeno) poder. Não têm motivação, não têm equipa, não reúnem, não têm as menores condições de dar um contributo positivo ao Partido ou ao concelho. Sobretudo quando alguém assume compromissos e não os cumpre, quando prometem resultados e não os têm. Carvalheira teve, uma vez mais, todas as oportunidades. Falhou! Falhou na estratégia ou na falta de estratégia e está a fazer com que o PSD na Mealhada definhe. Só podia ter uma reação digna, saber avaliar os resultados que teve e afastar-se, marcar eleições e deixar de querer condicionar o Partido como sempre pretendeu fazer. Fazer um favor ao Partido e a si próprio, permitir que o PSD cresça e que recupere a credibilidade e para isso é óbvio que tem que se afastar.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bombeiros Voluntários da Mealhada

Eleições nos Bombeiros Voluntários da Mealhada..

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Rei morto Rei posto!

Depois de Eriberto Leão ter sido anunciado como Rei do Carnaval 2010 e depois de ter sido público que afinal não se poderia deslocar à Mealhada, a ACB anuncia agora Alexandre Nero. Apesar da "trapalhada" (sem acusar ninguém, para maus entendedores...) a ACB foi rápida a encontrar um "plano B". Esperemos que agora tudo corra de vento em popa..

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

domingo, 17 de janeiro de 2010

Bruno Coimbra

Bruno Coimbra acabou de ser eleito Presidente da Distrital de Aveiro da JSD. É um lugar de grande responsabilidade e muito exigente. Tenho a certeza que fará um bom trabalho e que será um bom sucessor de José Oliveira (Zito).

Rei do Carnaval da Mealhada

Depois de estar formalmente apresentado o Rei do Carnaval 2010 na Mealhada, definido o valor da "contratação", ter publicidade em tarjas (colocadas nas estruturas da candidatura de Carlos Cabral), parece que algo correu mal e o "actor" brasileiro já não confirma a presença. Não sei de quem será a responsabilidade mas que transparece falta de profissionalismo, isso já não tenho dúvidas.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Filomena Pinheiro

Esta semana, Filomena Pinheiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, em entrevista (quase) perfeita e (quase) políticamente irrepreensível ao Mealhada Moderna. Quem lê a entrevista fica com a sensação que nem uma "virgula" foi colocada ao acaso. Quase perfeita porque ao tentar definir quem se enquadraria no perfil ideal para suceder Carlos Cabral não resistiu e respondeu "os elementos do executivo do mandato anteiror enquadram-se neste perfil" ou seja, excluiu nas suas contas a sua companheira de "carteira" Arminda Martins e Júlio Penetra, o que poderá não ter sido muito elegante para os próprios. Outra novidade é que pela primeira vez - que tenha conhecimento - deixa antever que estará disponivel para a "corrida" à sucessão de Cabral.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Eu??? Narcisista???? Francamente...

Mata Nacional do Buçaco

Vamos fazer da candidatura às 7 Maravilhas de Portugal uma causa local, regional e nacional. Mobilizar todos a participar. É importante para o concelho e para a região mas sobretudo para a própria Mata Nacional do Buçaco.

O nosso ex-líbris visto pelo interior...


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7 Maravilhas de Portugal

No post anterior decidi recordar uma intervenção que tive em 2002 em sede de Plenário da Assembleia da República. Segundo sei, foi a primeira vez que o assunto Mata Nacional do Buçaco foi discutido no Parlamento e na presença de um responsável do Governo. Já na altura defendi que a Mata Nacional do Buçaco deveria ser cuidada e que tudo deveria ser feito para ser considerada Património da UNESCO. Mais tarde, cheguei a reunir com o Secretário de Estado da Cultura que conhecia bem o Buçaco e que considerou uma excelente ideia. Hoje, ao ter conhecimento que este belissimo património do nosso concelho é uma das 233 candidaturas às 7 maravilhas de Portugal fiquei satisfeito. É, sem dúvida, uma boa aposta!

Mata Nacional do Buçaco - Outubro de 2002

O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, a ordem do dia de hoje é preenchida com perguntas ao Governo. Todos conhecem as regras regimentais sobre a matéria e, portanto, não vale a pena estar a repeti-las.
A primeira pergunta, sobre a Mata Nacional do Buçaco, será formulada pelo Sr. Deputado Gonçalo Breda Marques, do Grupo Parlamentar do PSD, e respondida pelo Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.
Para formular a pergunta, tem a palavra o Sr. Deputado Gonçalo Breda Marques, que dispõe de 3 minutos.
O Sr. Gonçalo Breda Marques (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, a Mata Nacional do Buçaco está situada no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro, e integra um importantíssimo património paisagístico, botânico, arquitectónico, histórico, religioso e militar de valor incalculável.
Esta mata tem sofrido sucessivos períodos, ora de glória, ora de decadência, e se houve um período em que existiram preocupações na gestão do património edificado e natural, hoje, e de há alguns anos para cá, a mata está abandonada e o património a degradar-se acentuadamente.
Para exemplificar esta falta de atenção, saliento que a mesma não tem vigilância, não tem um plano de emergência em caso de incêndio, não possui meios técnicos e humanos próprios e toda a estrutura de prevenção e combate a incêndios que estava organizada foi eliminada. Assistimos a uma degradação alarmante do património vegetal e reparamos que o Buçaco é a maior reserva dendrológica da Europa e, nos últimos anos, deixou de se enriquecer esta enorme colecção — as próprias árvores e silvas que nascem em locais impenetráveis, sem gestão ambiental, podem destruir espécies únicas no País e na Europa.
No âmbito da mata enquanto património edificado existe uma intensa e acelerada degradação do património construído, com muros, capelas, ermidas, portas, fontes e outras estruturas em risco de derrocada.
A Mata Nacional do Buçaco é gerida, na vertente natural, desde 1997, pela Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral. Ora, temos conhecimento que aquele organismo — a DRABL —, na impossibilidade de monopolizar a gestão daquele espaço, assinou em Março de 2000, juntamente com outras entidades, um protocolo com a finalidade de gerir, manter e preservar o espaço florestal, bem como dinamizar cívica e culturalmente o património da mata. Contudo, após a constituição, esta entidade reuniu uma vez, na qual foram determinados os parceiros, e nunca mais reuniu.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, passaram dois anos, e não dois dias nem dois meses, sem que qualquer avanço tenha sido dado! Não podemos aceitar que parceiros como o Estado, a câmara municipal, a junta de freguesia e a junta de turismo fiquem impávidos, de braços cruzados perante tal degradação nacional de tão vasto património.
Sr. Secretário de Estado, não temos na nossa forma de estar uma conduta passiva nem aceitamos ser cúmplices de um crime capital. É com grande gosto que, pela primeira vez tomando a palavra neste Plenário, o faço para defender a Mata Nacional do Buçaco, que é um património com fortes potencialidades, e se alguém, hoje, como nós, o quiser salvar, tem fortes hipóteses de ambicionar a consagração de património protegido pela UNESCO.
Sr. Secretário de Estado, esgotado o tempo, a paciência e a boa fé, por ineficácia dos governantes do Partido Socialista, que se limitaram a ter intenções e, em campanha eleitoral, tiveram a ousadia de declarar que iam estudar o problema, seis anos depois de estarem no governo, diga-nos: que futuro tem a Mata do Buçaco ou, mais claramente, que modelo de gestão, pensa o Governo aplicar?
Estou certo e confiante que este Governo irá encontrar a solução, porque hoje, apesar da mata parecer um diamante, ela parece não ser eterna.

Denise Pieters - A melhor do mundo em 2009.



A atleta, Denise Pieters, residente na Mealhada está de parabéns. Ganhou o Campeonato do Mundo por Grupos de Idades, na especialidade de Tumbling, em S. Petersburgo – Rússia.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Previsões para 2010

  1. O Chá com Porradas vai ser nomeado o blog do ano.
  2. Os alunos portugueses continuarão a ter sucesso.
  3. Serão anunciados estudos científicos que prevêem grandes catástrofes daqui a 50 ou 100 anos.
  4. O carro eléctrico será anunciado como o carro do futuro.
  5. O fracasso dos planos de combate à crise comprovarão a necessidade de mais planos.
  6. A presidência Espanhola da União Europeia será considerada um fracasso por Ana Gomes e Miguel Portas.
  7. Haverá uma onda de criminalidade no Verão.
  8. A Astróloga Maya descobre que o ano tem 365 dias.
  9. Carlos Cabral anuncia que não voltará a ser candidato à Câmara Municipal.
  10. Rui Marqueiro anunciará que será o melhor sucessor de Carlos Cabral.
  11. César Carvalheira anunciará César Carvalheira como o mais pretendido para ser candidato ao PSD, alegando que, ao seu lado, é tudo um deserto.
  12. O Mealhada Moderna e o Jornal da Mealhada continuarão a ser isentos.
  13. O Campo de Golfe será sempre a prioridade do próximo ano.
  14. O Carnaval da Mealhada para 2011 irá ser preparado com mais tempo de antecedência.
  15. A ACIM irá anunciar que em 2035 vai organizar a Expo-Mealhada e uma expedição a Cuba já em 2011, em nova missão empresarial.
  16. Os membros da Assembleia Municipal vão depositar o valor das senhas de presença durante todo o mandato a favor da Adega Cooperativa da Mealhada, face às dificuldades da mesma.
  17. A administração das Àguas do Luso anunciará a abertura das Termas.
  18. Sócrates voltará a declarar o fim da crise, ou o princípio do fim da crise.
  19. O Ministro das Finanças declarará que o défice de 10,2% relativo ao ano de 2009 é perfeitamente normal e expectável, dada a crise internacional.
  20. Os keynesianos portugueses vão defender despesa pública contra a crise até ao colapso total da credibilidade internacional do Estado português. No dia seguinte passarão a defender medidas de austeridade com a mesma convicção com que defenderam o despesismo.
  21. Começarão a ser conhecidos exemplos internacionais no Norte de África para provar que a situação portuguesa está longe de ser a pior do mundo.
  22. Será feita uma nova lei contra a corrupção.
  23. Prós e Contras dedicado aos problemas do país diagnosticará crise de valores, exigirá mudança de paradigma e culminará com uma mostra do bom que se faz em Portugal.