segunda-feira, 31 de março de 2008

SAL encontrou parceiro.

Maló Clinic vai gerir Termas de Luso. A Maló Clinic vai passar a gerir as Termas de Luso, no âmbito de um projecto de revitalização destas termas que será alvo de um investimento de três milhões de euros por parte da Maló Clinic e da Sociedade da Água de Luso (SAL).

A parceria será posta em prática através de uma empresa na qual a Maló Clinic terá uma participação de 51% e a SAL os restantes 49%. O prazo de implementação do projecto é de 18 meses e permitirá ao complexo termal funcionar durante os 12 meses do ano, segundo informaram as empresas em comunicado.
in"Jornal de Negócios"

domingo, 30 de março de 2008

Viveiros Florestais da Mealhada.

Na última reunião de Câmara, 27 de Março, ficou conhecida a empresa que ganhou o concurso para recuperar os Viveiros Florestais. Este é um assunto verdadeiramente importante para o nosso concelho. Espero, apesar de achar o projecto mediodre e sem grande "rasgo", que não ocorram mais atrasos e que a população do concelho possa usufruir rápidamente daquele espaço. Que se transforme num local seguro, saudável e atractivo.

Associação de carnaval da bairrada.

A Assembleia Geral do Carnaval marcou eleições, para os seus órgãos, para dia 18 do próximo mês. Entretanto formou um grupo para estudar soluções (localização do futuro cortejo) para apresentar à Câmara Muncipal da Mealhada. Ou seja, segundo percebi, esse grupo durante este período (+/-20 dias) irá substituir a direcção. O que não ficou esclarecido é o que lhe irá acontecer depois da direcção ser eleita. Ou será que é já um pronuncio daquilo que poderá ser a próxima direcção? Caso não seja, o que pode acontecer? Pode acabar depois destes 20 dias de "trabalho". Ou continuar como se a direcção não existisse. Ou esvaziar as competências da direcção. Ou a comissão ter mais poderes do que a futura direcção?

quarta-feira, 26 de março de 2008

Sócrates anunciou o fim da crise.

Ontem em Famalicão, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou o fim da crise. Parece uma anedota mas não é apenas porque não tem graça nenhuma. Até o fim da crise agora é decidido por decreto. O desemprego acabou, as empresas e as familias estão a respirar saúde, as desigualdades sociais já não existem, a violência, a educação, etc...

terça-feira, 25 de março de 2008

Nova Câmara Municipal Mealhada.

As opiniões podem dividir-se sobre a oportunidade da construção, sobre a localização, sobre o valor do investimento, etc...

Mas o consenso é geral em relação a uma questão: a população deveria ser ouvida e participar na discussão, para já não falar nos representantes das Juntas de Freguesia e da Assembleia Municipal.

Também por aqui se nota que as querelas partidárias estão nitidamente a afectar as relações institucionais. Como é possivel que um projecto desta envergadura e desta importância não seja dado a conhecer no minimo - segundo o próprio in "Mealhda Moderna"- ao presidente da Assembleia Municipal? Será que o presidente da Câmara e o presidente da Assembleia Municipal (órgão máximo representativo do concelho) não falam? Não trocam impressões? Tratando-se inclusivamente de um ex-presidente da Câmara, do mesmo partido?
Quem não consegue separar as "guerras internas" das questões institucionais tem que ter a noção que pode estar a prejudicar o concelho. E o Zé, o Zé povinho, nada tem a ver, nem quer saber das disputas internas de nenhum partido.

As conquistas de Abril... hoje


Resta ao povo continuar a "regar" os cravos... e fazer um novo Abril.
A evocação deste dia podia constituir um passo, na conquista pelos mais jovens, do verdadeiro significado de Abril.
A já habitual, repisada e cada vez mais empobrecida comemoração da Câmara Municipal da Mealhada, do dia 25 de Abril não aviva a memória de todos os que puderam testemunhar este dia, nem ensina aos filhos da "Liberdade" o quanto foi dificil e determinante essa conquista.
Quem não gostaria de ouvir testemunhos da época: onde estavam e estão essas pessoas? O que nos podem dizer? O que sentiram? Com quem falaram? O que ouviram? O que faziam? Em casa de quem?...
Seria fácil fazer uma festa de Abril, com iniciativas desportivas, histórico-culturais, musicais e outras.
Para tal era apenas necessário existir vontade e trabalho.
Porque a Democracia e a Liberdade conquistam-se todos os dias...

Escrevi este post em Domingo, 8 de Abril de 2007

Reunião de Câmara.

A próxima reunião de Câmara é ordinária (não pública), e terá lugar na próxima quinta-feira dia 27 de Março.
Claro que, graças ao recuo dos representantes socialistas na Câmara, as portas irão estar fechadas...

sábado, 22 de março de 2008

(in)sensibilidades.

Parece que vários pais entendem que o regulamento da piscina municipal não é correcto. Os motivos evocados prendem-se com o facto de, mesmo por razões alheias aos seus utilizadores (ausência de professor, torneios, etc), serem obrigados a pagar o mesmo.
Esta é de facto uma critica aceitável. No minimo merece uma ponderação por parte de quem aprova o regulamento. No entanto, ao bom estilo que nos vem habituando este executivo - mesmo com um "cristão novo" (António Franco)- responde de imediato "sobre essa situação apenas posso dizer que quando o senhor que está a queixar-se inscreveu a criança deveria ter consultado o regulamento..."
Caro António Franco podia dizer muito mais, mas sobretudo fazer muito mais. Essa resposta é insensivel perante as preocupações daqueles que utilizam a piscina e se sentem lesados.

Violência na Escola.

Um caso de violência numa sala de aula, em que uma aluna agride verbal e fisicamente a respectiva professora, foi filmado por um dos alunos presentes e colocado no youtube.
Poderá ver aqui essas imagens.
Ninguém que veja estas imagens pode ficar indiferente. É chocante a total ausência de valores, a falta de nível e educação/formação que estes jovens demonstraram. Os casos de violência têm aumentado e as atitudes de facilitismo e desprestigio pela classe dos professores em nada têm contribuido para inverter a situação.

Dia Mundial da Floresta.


Lisboa, 21 Mar (Lusa) - A superfície florestal mundial está a desaparecer a um ritmo equivalente a 40 mil campos de futebol por dia, segundo as conclusões de um relatório da organização ecologista WWF, publicado hoje, Dia Mundial da Floresta.

quinta-feira, 20 de março de 2008

quarta-feira, 19 de março de 2008

Tibete.


Acções de protesto em todo o mundo assinalaram hoje o 49º aniversário do exílio na Índia de Dalai Lama, defendendo o direito do povo tibetano à autonomia e a libertação dos presos políticos por parte da China.

Capitão Relvas.

Faleceu, a 17 de Março, o capitão da Força Aérea José Ribeiro Relvas. Em 1979, depois da carreira militar de mais de 30 anos de sucesso, foi eleito Vereador para a Câmara Municipal da Mealhada pela Aliança Democrática (AD), foi Presidente da Comissão Administrativa e na sequência das eleições em 1980 voltou a ser eleito Vereador, tendo sido o cabeça de Lista da AD. A recente entrevista que deu ao Jornal Mealhada Moderna permitiu que novas gerações conhecessem a sua rectidão enquanto homem político e a sua constante preocupação pela actualidade.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Espanhol Técnico...

Curiosidades.


Américo Amorim. Como vive o homem mais rico do país. Tem três vezes mais dinheiro do que Belmiro, mas viaja em classe económica, almoça por 12 euros e guia um carro usado. No último ano multiplicou a fortuna por quatro e entrou para o grupo dos 135 maiores milionários do mundo.

sábado, 15 de março de 2008

Eles disseram...

Uma frase fantástica foi a do ministro Augusto Santos Silva, a propósito da ausência de Manuel Alegre no comício do PS, no Porto: «Só faz falta quem concorda». José Estaline não diria melhor.

Classificados.

Grande partido de centro-direita do sul da Europa procura líder que tenha ideias claras para o país, capacidade de as manter por mais de uma semana, saudável desprezo por bases e aparelhos, não mais cinco dedos em cada mão, pouca vontade de se confundir com políticos de nome grego e sobretudo, oh sim sobretudo, absoluta falta de pachorra para gravatas monocromáticas.
Oferece-se carreira aliciante, lugar na história e gratidão universal.
Máximo sigilo (pelo menos enquanto não tomarmos o Conselho de Jurisdição).

quinta-feira, 13 de março de 2008

Registo.

Crise no PSD.


Ribau Esteves convida Manuela Ferreira Leite a ajudar o partido a crescer e a acabar com as intervenções públicas sobre o PSD. O secretário-geral dos social-democratas reage assim às declarações da antiga ministra da Finanças que, ontem, na Rádio Renascença, disse que o PSD não pode dar-se ao luxo de dispensar elementos importantes como António Capucho ou Rui Rio.
Discordo completamente da reacção de Ribau Esteves. A Drª manuela Ferreira Leite sempre fez intervenções políticas públicas, muitas vezes discordei da oportunidade, no entanto sempre foi respeitada pelas anteriores direcções do Partido, mesmo quando discordou frontalmente (descida de impostos).
Não me parece uma boa postura mandar calar só porque tem uma opinião diferente, até porque noutras alturas nunca ninguém se incomodou... Crise no PSD

quarta-feira, 12 de março de 2008

Vencido mas não convencido.

José Calhoa reagiu assim: "vencido mas não convencido" face aos resultados eleitorais do Partido Socialista. Com um resultado em que Rui Marqueiro obteve 72% dos votos e José Calhoa 26% resta saber o que convenceria José Calhoa.
Hipóteses:
  1. Talvez se os próprios candidatos da sua Lista votassem na outra Lista?
  2. Se em vez de 26% tivesse 10% ou 5%?
  3. Se no voto escrevessem claramente não o queremos nem a si nem à sua equipa na Câmara?
  4. Se a sua Lista não tivesse votos?
  5. Se só pudessem votar os militantes de Barcouço e os militantes do Luso fossem vetados?
  6. Outras?

terça-feira, 11 de março de 2008

Ribau com o seu estilo inconfundível...

Ribau Esteves acusou Rui Rio de mentir e de passar "os limites da opinião saudável" com as críticas que fez aos novos regulamentos internos do PSD, que foram aprovados no sábado pelo Conselho Nacional do partido. Rui Rio "está a mentir""Em relação às suas referências de lavagem de dinheiro que estes métodos (o pagamento em notas e moedas das quotas do PSD)propiciam, o Dr. Rui Rio está a mentir", defendeu.
"Não estamos disponíveis para receber suspeições na praça pública seja lá de quem for. Até porque o Dr. Rui pode ter-se por muito boa conta mas na nossa óptica no índice individual de seriedade não bate nenhum de nós", prosseguiu o secretário-geral do PSD.
Segundo Ribau Esteves, Rio denotou "desconhecimento ou má fé" e é difícil de aceitar "a teoria do desconhecimento" quanto a "alguém bem informado que conhece os cantos à casa".

Augusto Santos Silva no seu melhor.


O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva acusou, ontem à noite, em Chaves, à entrada para uma reunião sobre os três anos de Governo, os manifestantes de estarem a levar a cabo uma intimidação anti-democrática e atribuiu o combate pela liberdade apenas a "históricos" do PS. O ministro acusou ainda os manifestantes de "nem sequer saberem distinguir entre Salazar e os democratas" e de nem terem "lutado contra o fascismo".


A Liberdade não se deve a ninguém. Não fica em dívida. Caso contrário não seria Liberdade.

Despedida de Camacho.


Extensão de saúde do Luso.

A conclusão da Obra estava prevista para 18 de Abril de 2007. Um ano depois, ainda não se sabe quando abre as portas. Será que ninguém se indigna com este incumprimento? Quem será responsabilizado? Ninguém, claro. As pessoas já podiam ter as novas instalações a funcionar, a junta de Freguesia que cedeu o espaço onde actualmente está instalada a Extensão de Saúde já lhe podia ter dado outra utilidade, os profissionais de saúde...

Plataformas Logisticas.

Grupo espanhol investe 265 milhões em Portugal Foi lançada hoje a primeira pedra da Plataforma Logística Lisboa Norte, no concelho de Vila Franca de Xira, um investimento privado do grupo espanhol Abertis de 265 milhões de euros.
Além desta plataforma, o projecto Portugal Logístico inclui ainda duas plataformas nacionais (Maia/Trofa e Poceirão), quatro portuárias (Leixões, Aveiro, Sines e Lisboa), quatro transfronteiriças (Valença, Chaves, Guarda e Elvas/Caia) e uma regional (Tunes, no Algarve). As onze plataformas logísticas ficarão interligadas através da "Janela Única Logística", que integrará os serviços alfandegários e de apoio à importação/exportação.
Em Janeiro de 2003 é anunciada (honras de primeira página no Boletim Municipal da Mealhada) a primeira plataforma intermodal “Atlântica” da Europa a instalar na Freguesia da Pampilhosa, com empresas de modernos transportes já interessadas em instalar-se no local. Passaram cinco anos - e não cinco meses - e o que existe? Nada. Infelizmente NADA.

Os dias do Presidente.

Em busca de formas inovadoras de comunicação, conforme realçou ao Expresso Cavaco Silva, o "site" da presidência lança agora uma iniciativa inédita para assinalar o segundo aniversário do seu mandato: "Os dias do Presidente" contados por ele próprio.


Clique aqui para ver os dias do Presidente no site oficial da presidência.

O que podemos fazer pelo nosso concelho?

O Partido Socialista está tão mal, tanto no plano nacional como local, que por vezes alguns de nós (PSD) caímos na tentação de pensar que nos basta não fazer asneiras para que o poder nos venha parar às mãos.
Não adopto obviamente este pensamento, até porque, o PSD enquanto não conseguir afirmar uma política, um rumo, um caminho estou convencido que não irá conseguir mobilizar as pessoas. Só boas orientações podem ser mobilizadoras face ao crescente afastamento das pessoas em relação à classe política e às políticas.Se o País e o concelho não quiserem ficar para trás têm que apostar nas pessoas, na sua competência. Os recursos humanos são a pedra de toque para uma boa gestão. O QREN é um desafio enorme, temos que saber aproveitar os volumosos fundos comunitários. Este novo pacote de fundos surge com a designação - QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, e traduz a vinda para Portugal de 21,5 mil milhões de euros, durante os próximos 7 anos. Isto representa, qualquer coisa como 10 milhões de euros por dia. Temo que o executivo socialista na Câmara municipal da Mealhada não tenha capacidade política nem técnica para aproveitar bem esta oportunidade, no entanto, continua a dispensar e ignorar qualquer colaboração que parta da oposição.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Rui Rio.


José Calhoa tinha razão.

Claro que os resultados para a comissão política do PS dão razão a José Calhoa. Enquanto candidato sempre disse que muitos militantes do seu partido estavam de acordo com ele quanto à necessidade de haver uma renovação. Esses militantes só não lhe disseram que queriam uma renovação era na Câmara, ora se Carlos Cabral, Filomena pinheiro e António Jorge faziam parte da sua equipa e a votação foi expressiva no seu adversário não podia haver melhor sinal de que a "renovação" era desejada.

João Jardim implacável.



Alberto João Jardim foi ontem eleito presidente da Comissão Política Regional do PSD-Madeira com 99,7 por cento de votos, nas terceiras eleições directas do partido na Região.Num universo eleitoral de 7 830 militantes, as eleições registaram uma participação de 78,3 por cento, tendo a única lista concorrente à Comissão Política Regional do PSD-M, liderada por Alberto João Jardim, obtido 99,3 por cento de votos favoráveis e 0,3 por cento de brancos ou nulos.

Zapatero reeleito.

Zapatero conquista o segundo mandato para o presidente do governo espanhol mas sem maioria absoluta. Mariano Rajoy foi derrotado, embora tenha obtido mais lugares no Parlamento que em 2004. Os partidos mais pequenos foram penalizados.

Naide Gomes.


A atleta portuguesa Naide Gomes sagrou-se ontem campeã Mundial do salto em comprimento com um salto de 7,00 metros, no último dia dos Mundiais de atletismo Valência2008 em pista coberta.

sábado, 8 de março de 2008

Marqueiro ganha PS.

Ontem, realizaram-se eleições no PS Mealhada. Rui Marqueiro teve uma vitória esmagadora. Segundo tive conhecimento 158 votos para Marqueiro contra 62 na Lista de Calhoa. Não podia ser mais claro o sinal que os militantes do PS deram ao executivo camarário. A equipa de José Calhoa para além do apoio público do Presidente da Câmara, era composta por todos os Vereadores do PS actualmente na Câmara. Carlos Cabral e o seu executivo perderam nestas eleições completa autoridade política. Esta é a leitura que faço. No meu entendimento deve-se sobretudo ao facto de alguns políticos depois de eleitos nada ligarem ao seu próprio partido. Esquecerem rapidamente quem os elegeu e olharem para as eleições internas e ao chamado trabalho de “sapa” como questões menores. Não é por acaso que Calhoa foi acusado de nunca ter feito nenhum militante. E não é por acaso que Jorge Carvalho teve um papel preponderante nestas eleições. Cada militante é um voto, e o voto do militante anónimo vale tanto como o daqueles que têm cargos políticos de grande importância. Algumas pessoas, também no PSD, deveriam aproveitar estas eleições para retirar ilações. Deviam deixar de pensar que depois de desempenharem certas funções que ficam com um certo "estatuto" e que passam a ser Generais o resto da vida. Que os seus nomes deixam de poder ser discutidos apenas porque se julgam sempre os melhores, mesmo quando são os próprios amigos a aconselhar o contrário, preferindo inclusivamente deixar de olhar para os amigos como amigos mas sim como verdadeiras ameaças.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Gafe...

«Esses conto-os pelos dedos das mãos e são uma dúzia», Luís Filipe Menezes

quinta-feira, 6 de março de 2008

Violência sem limites.

Hoje, em Alpalhão, um lugar que faz fronteira com a Mealhada, foi palco de um assassinato à queima roupa. Parece impossível, mesmo aqui ao nosso lado, no coração do lugar. Bastou um tiro certeiro para que alguém perdesse a vida. É chocante perceber a facilidade como alguém pode tirar a vida a uma pessoa e como alguém pode perder a vida num instante. Não faço a menor ideia da motivação mas a verdade é que crimes violentos já não são apenas propriedade dos grandes centros urbanos.

quarta-feira, 5 de março de 2008

terça-feira, 4 de março de 2008

Pedro Duarte.

Uma vez mais, Pedro Duarte, a inovar. Um novo site a visitar, http://www.pedroduarte.com/. Não podia ter tido melhor publicidade com a "polémica" da frase... "O Presidente da República tem assumido uma insustentável condescência com a caótica situação que se vive no sistema de ensino...
Estive na Comissão Política Nacional da JSD, primeiro como vogal e depois como Vice-Presidente do Pedro Duarte, foi uma boa escola de política e de amizade.

sábado, 1 de março de 2008

Luta pelo poder.

Rui Marqueiro é candidato a Presidente da Comissão Política do PS assumindo claramente que está disponivel e com vontade de ser o candidato do seu partido à Câmara.
José Calhoa é candidato a Presidente da Comissão Política do PS assumindo que não defende para candidato à Câmara nem Rui Marqueiro nem Carlos Cabral a bem da "renovação".
Carlos Cabral já demonstrou ter grande vontade de ser candidato de novo à Câmara e apoia José Calhoa.
Como normalmente 2+2 são quatro algo não bate certo. Então se Carlos Cabral sabe que Rui Marqueiro em caso de vitória não o vai indicar, e, José Calhoa se mantiver a palavra também não, porque não ficou sossegado ou apresentou a sua própria candidatura?

Assembleia Municipal da Mealhada.

Luis Brandão elemento da Assembleia Municipal eleito nas Listas do PSD enalteceu a prova de cidadania que um grupo de hoteleiros e comerciantes do Luso teve ao elaborar e apresentar uma petição ((in)cumprimento de acordo estabelecido entre o Estado e a SAL) em defesa dos interesses da freguesia e do nosso concelho e região. Essa petição que tinha acabado de ser subscrita por unanimidade na Câmara Municipal da Mealhada mereceu também a unanimidade na Assembleia Municipal.
António Mano Soares marcou a Assembleia Municipal com uma intervenção de fundo sobre a localização do futuro edificio da Câmara Municipal da Mealhada. Discordando frontalmente da falta de discussão sobre esta matéria, da argumentação utilizada para fazer vingar a solução pretendida e do avultado investimento que irá comprometer completamente o próximo executivo municipal.

Os baixos no "Sol" de José António Lima.

...&SOMBRA
LUÍS FILIPE MENEZES
Depois dos avanços e recuos, do dito por não dito dos últimos tempos, conseguiu esta semana o pleno de ter um ex-ministro de Cavaco (António Capucho), um ex-ministro de Barroso (Morais Sarmento) e um ex-ministro de Santana (Aguiar Branco) a criticarem, de forma aberta e pública, as suas intervenções. As sondagens, que tanto invocava, são já piores para o PSD do que no final do mandato de Marques Mendes (e um verdadeiro desastre para o actual líder...), os nomes de porta-vozes que anunciou são recursos santanistas de quinta linha. Voltou ao registo populista e lançou propostas para a RTP e para o financiamento privado dos partidos que bradam aos céus.


Uma semana um pouco desastrosa para a direcção nacional do PSD. Mas talvez seja um momento oportuno para parar para pensar.